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"A leitura da palavra é sempre precedida da leitura
do mundo."
Afinal por que se afirma que é tão importante ler? Para
responder a essa questão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for
- está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O
processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliada do
mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.
Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme.
Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto.
Um desfile de palavras vazias?
É assim que a leitura se torna criativa e produtiva, pela
descoberta dos sentidos do texto e a atribuição de outros. Do contrário, ela se
torna apenas assistir a um desfile de letras, palavras e frases vazias, diante
de olhos tão passivos, quanto sonolentos.
O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, fazem parte de um registro contínuo do homem. Também a reinvenção da realidade por meio dos textos literários, que constroem uma nova linguagem, nos dá a dimensão das emoções, sentimentos, críticas e vivências do homem, na sua busca de sentido para a existência.
Nos contos, crônicas, romances, poemas, nos mais variados textos criados, há sempre um universo interior e exterior de pessoas que vivem ou viveram num determinado tempo e espaço. Ler os textos escritos e as diversas linguagens inerentes ao ser humano é ampliar o nosso próprio mundo simbólico, é desenvolver nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato contínuo de recriação e invenção.
Fonte: Carla Caruso, Especial para a Página 3
Pedagogia & Comunicação é escritora, pesquisadora e realiza projetos de
capacitação de professores no Estado de São Paulo. www.http://educacao.uol.com.br
Um comentário:
Eu gostei muito dos textos, lembre-se de divulgar o endereço do blog para os alunos da escola.
Parabéns pelo belo trabalho.
Ademilde
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